Acesso a transção ao vivo

Acessar
Uso inteligente das novas tecnologias e redes sociais domina discussões de congresso lojista
Ver Galeria
Notícia

Uso inteligente das novas tecnologias e redes sociais domina discussões de congresso lojista

Publicaçao: 21/08/2017

Um assunto esteve presente em quase todas as discussões da programação do 35º Congresso Estadual do Comércio Lojista, realizado pela FCDL Bahia, entre os dias 17 e 20 de agosto, em Guarajuba. O assunto foi o uso das novas tecnologias e das redes sociais, e seu impacto nos negócios. Em pelo menos uma das palestras, foi tema central, onde ficou clara sua importância porque reflete toda uma mudança de comportamento do consumidor.

A abertura do evento contou com a presença do presidente da FCDL Bahia, Antoine Tawil; com o presidente da CNDL Honório Pinheiro; com o vice prefeito de Camaçari, José Tude; com o Superintendente de Estudos e Políticas Públicas da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Reinaldo Sampaio; e com os deputados federais Rogério Marinho e Juthay Magalhães Júnior.

“Considero um sucesso, reunimos grandes nomes, com um conteúdo que conseguiu empolgar as pessoas. Foram temas urgentes e necessários, trabalhados com leveza e bom humor. Todo o retorno que tenho recebido é de que conseguimos cumprir bem a nossa missão com este evento”, avaliou Tawil. 

Empreendimento social A palestra mais disputada da grade, “O jeito arretado de empreender”, foi conduzida pelo empreendedor social e escritor, Bráulio Bessa, que tem mais de um milhão de seguidores nas redes sociais com seu projeto “Nação Nordestina”. “O cabra nordestino tem inúmeras qualidades que são valiosas em qualquer projeto. Nós sabemos insistir com o que queremos, basta juntar isso com trabalho, planejamento e foco”, ensinou. 

“Economia e varejo” foi o tema da fala do economista Samy Dana. O comentarista da Globo News falou sobre o cenário global em que o Brasil ainda tem grandes atrativos para investimentos externos. E deu exemplos de situações econômicas que podem ser melhor aproveitadas pelos empresários. 

A “Tecnologia como diferencial competitivo na gestão do negócio” foi o tema da palestra da especialista em varejo Regiane Romano. Ela lembrou que muitas das profissões que hoje existem vão desaparecer num futuro próximo. “Quem não entendeu isso, estará fora do jogo. O consumidor já mudou, quer muito mais das empresas, e tem como conseguir o que quer num click no smartphone”, alertou.     

Cases

Um dos momentos altos do congresso foi a reunião de três cases de sucesso: “Pinheiro Supermercado – O bom viziinho”, com o diretor presidente do grupo, Honório Pinheiro; “Grupo Ferreira Costa”, com o empresário Guilherme Ferreira Costa; e o blog “A vida sem crachá”, com a jornalista e empreendedora Claudia Giudice. 

O deputado federal Rogério Marinho também integrou a programação. Ele tratou das mudanças na legislação implementadas com a Reforma Trabalhista que entra em vigor em novembro. Falou sobre pontos polêmicos e os motivos para mudar a CLT, que foi criada nos anos 40. O deputado explicou itens do novo texto, como mudança na jornada de trabalho, reparação moral, fracionamento de férias, imposto sindical, entre outros. 

O congresso também deu espaço para uma apresentação da CDL Jovem de Salvador, que falou sobre a importância do engajamento de jovens executivos e empresários nas atividades associativistas. Em outro momento, o projeto Operação Integrada Comércio Legal foi homenageada pela passagem de dez anos de atividade, completos em 2017.  

Fonte: AC Comunicação, por Admilson Santos

cadastro newsletter

Noticia
CDL de Salvador tem novo superintendente

Publicaçao:

O executivo Silvio Corrêa é o novo superintendente da CDL de Salvador. Silvio Luiz de Azambuja Corrêa, 62, é natural de Butia (RS) e mora em Salvador há 28 anos, desde

Noticia
Redução do uso de energia nas lojas

Publicaçao:

Artigo divulgado pela Revista da CNDL, assinado por Joana Marins, enfoca “as iniciativas de eficiência energética que trazem redução de custos e benefícios para o meio

Noticia
Presidente da CDL de Salvador é o Comerciante do Ano

Publicaçao:

O presidente da CDL de Salvador, Alberto da Rocha Nunes foi agraciado com o titulo de Comerciante do Ano, concedido pela Federação do Comércio de Bens de Serviços