Acesso a transção ao vivo

Acessar
Em cerimônia disputada, Antoine Tawil recebe título de cidadão baiano
Ver Galeria
Notícia

Em cerimônia disputada, Antoine Tawil recebe título de cidadão baiano

Publicaçao: 19/10/2017

O plenário do Palácio Luís Eduardo Magalhães, na Assembleia Legislativa da Bahia, ficou lotado na quinta-feira 19/10. O motivo foi a sessão especial de outorga do título de Cidadão Baiano ao presidente da FCDL Bahia, Antoine Tawil. O público composto por empresários do varejo, presidentes de associações, representantes de diferentes áreas do setor produtivo, amigos e familiares. O presidente recebeu a placa das mãos de sua esposa Kátia Tawil, e dos filhos Joseph e Lara.

A cerimônia foi presidida pelo próprio proponente do título, o deputado Carlos Geilson (PSDB), que elogiou Tawil em discurso. “Dizem os estudiosos que o migrante convive eternamente com a situação de deixar de pertencer à terra da
qual emigrou, mas nunca chega a pertencer realmente à terra para a qual migrou. Porém, no caso de Antoine Tawil, ele ainda preserva aspectos culturais de sua ascendência, e é plenamente integrado à sociedade e à cultura baianas”, pronunciou.

 Tawil agradeceu emocionado às palavras e fez um discurso em que narrou sua trajetória até chegar ao Brasil, constituir família e iniciar sua atuação empresarial. “Eu venho de muito longe, do oriente médio, do Líbano, terra de antigas civilizações que inventaram o alfabeto, dos primeiros navegantes e comerciantes”, disse.

O presidente contou que o país vivia em guerra quando ele tinha onze anos forçando-o a se mudar com a família para Arábia Saudita. No novo país, no entanto, não tinha o direito de comprar uma casa, abrir o próprio negócio, praticar a religião católica, ou se expressar com liberdade.

 Braços abertos

“Chegando na Bahia, e em Salvador, encontrei um ambiente bem oposto ao que vivi no meu país e na Arábia Saudita. Aqui se respirava liberdade, havia um ambiente de diferentes credos e religiões, diversas culturas e comunidades viviam e vivem em comunhão. E a Bahia me recebeu de braços abertos”, lembra.

 Tawil contou sua trajetória de empresário e o início do trabalho com o associativismo. Falou do seu ingresso na CDL Salvador e posteriormente em instituições como a própria FCDL Bahia, Fórum Empresarial, CNDL, entre outras participações em órgãos representativos.

 “Na FCDL Bahia, inauguramos CDLs nas regiões mais diversas do nosso Estado. Nosso trabalho é de apoiar e incentivar lojistas de todas as regiões da Bahia, alguns bem pequenos e que contam com nosso trabalho como um importante apoio para sua atuação”, explicou.

 Composição da mesa

A mesa de honra foi composta pelo desembargador Lidivaldo Britto, o vereador de Salvador José Trindade, o vice-presidente da Fieb, Carlos Gantois; o presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), Luís Fernando Studart; a diretora da Santa Casa de Misericórdia e ex-presidente da ACB, Lize Weckerle; o superintendente do Sebrae, Jorge Khoury; presidente do IGHB, Eduardo Moraes, presidente da Cieb, Reginaldo Roque; o vice-presidente da Fecomércio, Kelsor Fernandes e o presidente da CNDL, Honório Pinheiro. Prestigiaram o evento também o conselheiro do TCE Manoel Castro e o deputado federal Robison Almeida.

Impedido de comparecer ao evento por motivos pessoais, o ex-ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, fez questão de enviar uma mensagem de saudação. Disse que Tawil “veio do longínquo Líbano trazendo na bagagem todas as características de afeto, sensibilidade e profunda valorização dos laços familiares, e a energia, o discernimento, a firmeza e a capacidade de resistência do bravo povo libanês”. 

(Fonte: AC Comunicação, por Admilson Santos)

cadastro newsletter

Noticia
Mensagem do Presidente: Celebrar conquistas e brindar o novo

Publicaçao:

Depois de um ano de trabalho duro, onde depositamos nossas energias, sonhos e expectativas, nada mais justo do que celebrarmos por tudo o que conquistamos! E este é um

Noticia
CNDL otimista

Publicaçao:

O otimismo da CNDL para os dias futuros foi revelado pelo presidente da entidade, Honório Pinheiro em sua mensagem de final de ano dirigida ao segmento. “Se fizermos um

Noticia
Aprovado refinanciamento de dividas para as MPE's

Publicaçao:

O projeto que institui o Programa Especial de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, optantes pelo Simples Nacional (PERT-SN) foi