Acesso a transção ao vivo

Acessar
Em cerimônia disputada, Antoine Tawil recebe título de cidadão baiano
Ver Galeria
Notícia

Em cerimônia disputada, Antoine Tawil recebe título de cidadão baiano

Publicaçao: 19/10/2017

O plenário do Palácio Luís Eduardo Magalhães, na Assembleia Legislativa da Bahia, ficou lotado na quinta-feira 19/10. O motivo foi a sessão especial de outorga do título de Cidadão Baiano ao presidente da FCDL Bahia, Antoine Tawil. O público composto por empresários do varejo, presidentes de associações, representantes de diferentes áreas do setor produtivo, amigos e familiares. O presidente recebeu a placa das mãos de sua esposa Kátia Tawil, e dos filhos Joseph e Lara.

A cerimônia foi presidida pelo próprio proponente do título, o deputado Carlos Geilson (PSDB), que elogiou Tawil em discurso. “Dizem os estudiosos que o migrante convive eternamente com a situação de deixar de pertencer à terra da
qual emigrou, mas nunca chega a pertencer realmente à terra para a qual migrou. Porém, no caso de Antoine Tawil, ele ainda preserva aspectos culturais de sua ascendência, e é plenamente integrado à sociedade e à cultura baianas”, pronunciou.

 Tawil agradeceu emocionado às palavras e fez um discurso em que narrou sua trajetória até chegar ao Brasil, constituir família e iniciar sua atuação empresarial. “Eu venho de muito longe, do oriente médio, do Líbano, terra de antigas civilizações que inventaram o alfabeto, dos primeiros navegantes e comerciantes”, disse.

O presidente contou que o país vivia em guerra quando ele tinha onze anos forçando-o a se mudar com a família para Arábia Saudita. No novo país, no entanto, não tinha o direito de comprar uma casa, abrir o próprio negócio, praticar a religião católica, ou se expressar com liberdade.

 Braços abertos

“Chegando na Bahia, e em Salvador, encontrei um ambiente bem oposto ao que vivi no meu país e na Arábia Saudita. Aqui se respirava liberdade, havia um ambiente de diferentes credos e religiões, diversas culturas e comunidades viviam e vivem em comunhão. E a Bahia me recebeu de braços abertos”, lembra.

 Tawil contou sua trajetória de empresário e o início do trabalho com o associativismo. Falou do seu ingresso na CDL Salvador e posteriormente em instituições como a própria FCDL Bahia, Fórum Empresarial, CNDL, entre outras participações em órgãos representativos.

 “Na FCDL Bahia, inauguramos CDLs nas regiões mais diversas do nosso Estado. Nosso trabalho é de apoiar e incentivar lojistas de todas as regiões da Bahia, alguns bem pequenos e que contam com nosso trabalho como um importante apoio para sua atuação”, explicou.

 Composição da mesa

A mesa de honra foi composta pelo desembargador Lidivaldo Britto, o vereador de Salvador José Trindade, o vice-presidente da Fieb, Carlos Gantois; o presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), Luís Fernando Studart; a diretora da Santa Casa de Misericórdia e ex-presidente da ACB, Lize Weckerle; o superintendente do Sebrae, Jorge Khoury; presidente do IGHB, Eduardo Moraes, presidente da Cieb, Reginaldo Roque; o vice-presidente da Fecomércio, Kelsor Fernandes e o presidente da CNDL, Honório Pinheiro. Prestigiaram o evento também o conselheiro do TCE Manoel Castro e o deputado federal Robison Almeida.

Impedido de comparecer ao evento por motivos pessoais, o ex-ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, fez questão de enviar uma mensagem de saudação. Disse que Tawil “veio do longínquo Líbano trazendo na bagagem todas as características de afeto, sensibilidade e profunda valorização dos laços familiares, e a energia, o discernimento, a firmeza e a capacidade de resistência do bravo povo libanês”. 

(Fonte: AC Comunicação, por Admilson Santos)

cadastro newsletter

Noticia
Um bom Natal

Publicaçao:

73% dos brasileiros devem ir às compras no Natal. A data vai movimentar R$ 51.2 bi na economia. Projetam o SPC Brasil e a CNDL. Neste ano, o brasileiro vai movimentar e

Noticia
Ambientação de loja na CDL Salvador

Publicaçao:

Garanta uma experiência ainda melhor para o consumidor no seu ponto de venda!!Venha para um café da manhã e saiba mais sobre “Ambientação de Loja” e entenda como

Noticia
GUEBOR TOYOTA ELEITA LOJISTA DO ANO

Publicaçao:

A Guebor Toyota foi eleita Lojista do Ano 2017, em cerimonia realizada na noite de 27 deoutubro, pelo CDL de Salvador. A empresa concorreu ao prêmio principal após ter